AUXÍLIO-DOENÇA

COMPARTILHAR PÁGINA:

O AUXÍLIO-DOENÇA é um benefício previdenciário destinado ao segurado que apresenta INCAPACIDADE PARA TRABALHAR por mais de 15 dias consecutivos. 

Essa incapacidade poderá ser temporária ou permanente para a função exercida no trabalho e pode decorrer de doença ou acidente.

Se for o caso de incapacidade permanente para a função habitual, há a possibilidade de REABILITAÇÃO PROFISSIONAL, com a manutenção do pagamento do auxílio-doença durante todo o período de reabilitação.

Se a reabilitação não for possível, o benefício será transformado em APOSENTADORIA POR INVALIDEZ.

Para a concessão do Auxílio-Doença há requisitos fundamentais, tais como:

1º: A necessidade de 12 contribuições à Previdência Social, a fim de cumprir o que se chama de carência. 

Porém, tal regra comporta exceções, pois para as doenças previstas na Portaria Interministerial MPAS/MS n.º 2998/2001, doenças profissionais, acidentes de trabalho e acidentes de qualquer natureza ou causa não há exigência do cumprimento dessa carência.

2º: Quando há situação de desemprego, ou de ausência de contribuição, que pode ser de 12, 24 ou até 36 meses após a última contribuição, mas o contribuinte manter o que chamamos de “QUALIDADE DE SEGURADO”, o benefício poderá ser concedido.

3º: Ter documentos médicos, de preferência emitidos por especialistas, que demonstrem a INCAPACIDADE para o trabalho.

Enfim, há uma série de questões a serem analisadas, até mesmo o tipo da doença, o tempo, seu agravamento, se é o caso de pedido de concessão ou de restabelecimento, o risco para o segurado, para terceiros, entre outros.

 

A DoctorPREV conta com serviços especializados no encaminhamento de Auxílio-Doença e fica à sua disposição também para uma análise detalhada desse benefício!

COMPARTILHAR PÁGINA:

EM QUE
PODEMOS LHE AJUDAR?

Preencha seus dados que nós entramos em contato com você para agendar uma consulta sem compromisso.

TIRE SUAS DÚVIDAS
PELO CELULAR

Você pode falar diretamente conosco pelo aplicativo do WhatsApp Web ou Telegram utilizando os botões abaixo.